A Altice Portugal publicou o relatório de resultados referentes ao segundo trimestre de 2024, destacando o reforço na liderança deste período. A empresa aponta o investimento na expansão da rede de fibra ótica, rede móvel e do 5G, ao mesmo tempo que apostou na transformação digital através de inteligência artificial. Estes elementos de inovação e diversificação do portefólio assumem-se como pilares para os seus padrões de qualidade e o crescimento operacional sustentável.

Os principais indicadores operacionais cresceram neste segundo trimestre do ano, tanto em comparação com o trimestre anterior, como o período homólogo do ano passado, refere a Altice Portugal. “A empresa reforçou a posição de mercado e continuou a expandir a Base de Clientes Únicos, a crescer o total de RGUs Telco, mantendo a angariação aliada a níveis record de desligamentos”, lê-se no comunicado. Destaca ainda a sua oferta de estreia tanto no mercado nacional como internacional de uma oferta de serviços de telecomunicações e energia, oferecendo benefícios cruzados entre a MEO Telecomunicações e a MEO Energia.

Relativamente aos resultados do segundo trimestre, a Altice Portugal registou receitas de 705 milhões de euros, destacando o crescimento de 4,7% quando excluída a Altice Labs. Registou um crescimento de 3,6% no segmento de consumo (348 milhões de euros) e 5,8% no empresarial (320 milhões de euros). Mas ao incluir o contributo global da Altice Labs, a receita total diminuiu 1,7%.

A base total de RGUs e Clientes Únicos manteve crescimento, tendo-se fixado em 14 milhões e 1,7 milhões respetivamente, “permitindo continuar a reforçar a liderança do mercado de Telecomunicações em Portugal”, disse a empresa. A Altice Portugal registou um aumento de 2% do total de serviços fixos face ao período homólogo de 2023, num total de 6 milhões. Já a base de clientes do serviço de televisão por subscrição e conetividade, cresceram 2,9% e 3,1%, respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.

Quanto à base de clientes móveis pós-pagos, esta ultrapassou os 5 milhões, que a empresa diz ter sido impulsionada pela convergência. No segundo trimestre de 2024 cresceu 1,3%, ou seja, mais 67 mil clientes, em comparação ao primeiro trimestre do ano.

O EBITDA foi de 252 milhões de euros, num crescimento de 4% face aos resultados do período homólogo anterior, excluindo a Altice Labs. Ao considerar o laboratório de inovação na equação, o EBITDA total diminuiu 0,9% no mesmo período.

A Altice Portugal realizou um investimento total de 95 milhões de euros durante este segundo semestre do ano, nomeadamente o reforço da rede móvel 4G, que diz chegar a 99,96% da população e também a aposta no 5G, que no final do segundo trimestre apresenta uma taxa de cobertura da população de 95,8%.

Nos destaques deste segundo trimestre, a Altice Portugal diz que foi o primeiro operador em Portugal, estando entre os primeiros a nível mundial, a disponibilizar tecnologia Wi-Fi 7 aos seus clientes. Em destaque está o router Fiber X7 que foi desenvolvido pela Altice Labs. A oferta conjunta de telecomunicações e energia é apontada pela empresa como o primeiro e único operador a nível mundial. O serviço de segurança MEO Net Segura Casa foi outro dos lançamentos da Altice durante o período em análise.

Também mereceu destaque no relatório a primeira transmissão televisiva HD suportada numa rede móvel privada 5G, da final do Millennium Estoril Open entre a MEO Empresas e a CNN Portugal. A MEO refere ainda o sucesso do primeiro voto em mobilidade em Portugal, onde alocou mais de 1.300 colaboradores nas eleições do Parlamento Europeu.