A empresa já tinha entrado no mercado da energia em 2020, com o lançamento da oferta MEO Energia, que previa um tarifário competitivo e produção 100% verde, a partir de fontes de energia renováveis. Agora vai impulsionar esta oferta com a ligação às telecomunicações, onde tem um histórico e liderança de mercado desde 2020.

"O MEO “ganha” energia e apresenta-se ainda mais forte com uma ambição clara: liderar a transição digital e a transição energética do País. É sob esse pressuposto que o MEO se assume como o primeiro operador mundial com uma oferta global de serviços de telecomunicações e de eletricidade 100% verde, com benefícios cruzados para os clientes nas componentes de telecom e de energia, contribuindo também para o objetivo de neutralidade carbónica do País", defendeu Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal, na apresentação do novo serviço.

Em comunicado, a Altice Portugal diz que esta é a 3ª geração de convergência, depois de ter avançado em 2007 com a primeira oferta integrada com o serviço triple play, que junta TV, Internet e telefone fixo, ao qual adicionou, em 2013, telemóvel com o M4O. "O MEO continua a sua história de inovação e disrupção do mercado e anuncia hoje a 3ª geração de convergência naquele que é o primeiro serviço mundial sustentável de telecomunicações e energia", refere a mesma fonte.

Esta é uma aposta estratégica, mas também uma iniciativa de inovação, com que a MEO quer "liderar a transformação digital e a transformação energética, juntando a energia, exclusivamente produzida a partir de fontes 100% renováveis, à inovação tecnológica, suportada na maior rede de infraestruturas do País".

"À competitividade de atuais e novos players, aos desafios de um setor de elevados investimentos e a um mercado global respondemos com a sinergia estratégica de dois ativos fortes que só um líder consegue oferecer", afirma Ana Figueiredo.

Há poucos dias, no congresso da APDC, Ana Figueiredo tinha alertado para a necessidade de sustentabilidade do sector das telecomunicações para que os operadores continuem a investir, sendo acompanhada na ídeia pelos líderes da NOS e da Vodafone. No mesmo palco a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, tinha afirmado que a entrada de um novo operador no mercado por levar a soluções criativas dos operadores de telecomunicações e depois o Ministro das infraestruturas e habitação, Miguel Pinto Luz, deendeu que é preciso encontrar uma forma de o sector "recuperar o crescimento fervilhante".

Pacotes combinados para mais poupança

Os pacotes MEO passam agora a a incluir a oferta conjunta de telecomunicações mais energia e estão previstos benefícios cruzados. Segundo informação partilhada, os benefícios medem-se em várias áreas, nomeadamente no desconto médio estimado de eletrecidade dos equipamentos MEO representa uma poupança de 2,95 euros por mês, para uma box, um router e dois smartphones. Há ainda descontos adicionais na fatura de energia, de um cêntimo/kWh para clientes MEO serviço fixo. Contas feitas pela empresa isso equivale a uma poupança de 2,91€ c/IVA , para um consumo mensal de 250kWh, enquanto para potências até 6,90kVA equivale a 3,08€ c/IVA para as restantes.

Da parte das comunicações os benefícios são medidos em duplicação da velocidade de internet fixa, bem como a duplicação dos dados móveis e dos pontos MEOS, na adesão ao serviço MEO Energia.

Segundo o comunicado da Altice Portugal "a poupança total pode atingir até 25% da fatura de energia, o que representa cerca de 16€ na fatura média (64€) de um cliente residencial MEO Energia com 250 kWh e contador de 6,9kVA".

A conjugação dos dois serviços tem ainda vantagens de simpliicação e os clientes podem ver toda a informação numa única aplicação.

O lançamento do serviço é também acompanhado pelo anúncio daquela que a Altice diz ser "a primeira rede nacional de carregadores para smartphones". Chama-se BRICK powered by MEO e está disponível para aluguer nas lojas MEO e noutros pontos de relevância para os clientes em todo o País, como festivais e restaurantes. Para nunca ficarem sem energia, os clientes podem levantar um powerbank no Porto e devolvê-lo em noutro ponto do país, como em Faro, por exemplo.

Para acompanhar o lançamento do novo serviço a MEO lança amanhã uma campanha de comunicação, com maior aposta no digital. A empresa faz também um reposicionamento da marca que assume uma nova identidade gráfica e visual com o mote ‘É de sinergia que o teu mundo precisa’.