A capitalização bolsista da Amazon sobe mais de 70% desde o início do ano e acaba de ultrapassar os 982 mil milhões de dólares.

O valor das ações da tecnológica alcançou esta quinta-feira, pela primeira vez, os 2.000 dólares, logo após a abertura da sessão. Os títulos já tinham subido mais de 3% no dia anterior.

Quem se segue no clube das “trillion-dollar baby”?
Quem se segue no clube das “trillion-dollar baby”?
Ver artigo

De acordo com as agências financeiras, o bom desempenho deveu-se sobretudo aos serviços de computação na nuvem e ao crescimento da publicidade, que se têm revelado mais rentáveis do que o negócio de ecommerce.

No caso dos Amazon Web Services (AWS), tem havido ganhos crescentes. No último ano fiscal a empresa reportou margens operacionais de 24,8%, que comparam com os 2,7% e os -5,6% para, respetivamente, o retalho no mercado norte-americano e internacional.

Graças a este segmento, a gigante tecnológica conseguiu que os ganhos anuais por ação crescessem 122%, nos últimos dois anos. Isto, associado ao facto de as receitas atribuíveis ao segmento terem aumentado em 43% face ao exercício anterior, além de outras previsões favoráveis para o cloud computing, colocam a Amazon numa excelente posição na corrida para se transformar numa empresa com uma capitalização de um 1 seguido de 12 zeros, depois da estreia da Apple.