
Depois da Amazon ter sido ordenada por um tribunal federal norte-americano a reembolsar dezenas de milhões de dólares gastos, a tecnológica começou hoje a realizar os primeiros pagamentos. Em causa estão mais de 70 milhões gastos sem autorização, por crianças, em compras in-app feitas em aplicações gratuitas. O valor foi estabelecido em acordo entre a empresa e a Federal Trade Comission.
A Amazon está a enviar mails e mensagens privadas a todos os utilizadores visados.
A devolução desta quantia coloca um ponto final numa batalha legal iniciada em 2014. Na altura, a FTC processou a Amazon por ter lançado o Kindle Fire OS no mercado com as opções de controlo parental desligadas.
De acordo com a agência governamental, que é responsável pela proteção dos consumidores dos EUA, as crianças que utilizavam apps neste sistema podiam realizar compras com valores até 99 dólares sem precisar de uma password.
Apple e Google também foram visadas, mas chegaram rapidamente a acordo com a agência, ao contrário da Amazon que contestou várias decisões dos tribunais neste âmbito. A tecnológica de Cupertino acordou reembolsos na ordem dos 33 milhões de dólares, ao passo que a Google se ficou pelos 19 milhões.
Em destaque
-
Site do dia
Curso online “Cidadão Ciberseguro” está de regresso. E continua gratuito -
App do dia
Traga mais divertimento à sua semana: Descubra 5 novas aplicações gratuitas para Android e iOS -
Montra TEK
14 smartphones 5G e um tablet que já pode comprar em Portugal -
How to TEK
Precisa de traduzir um documento? Descubra como fazê-lo diretamente no Google Docs -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários