A integração entre serviços está na ordem do dia, nomeadamente no que respeita aos destinados a plataformas móveis. A nova plataforma nascida de uma parceria entre a American Express e pelo Foursquare é um desses exemplos.

O novo serviço, que se configura como um concorrente ao recentemente apresentado Google Wallet, também tira partido dos descontos baseados na localização, mas dispensa a tecnologia de Near Field Communications.

Neste caso, em vez de os utilizadores usarem um telefone da Google para pagar, recorrem ao cartão da American Express, previamente associado à sua conta no Foursquare.

Desta forma, os membros do serviço que sejam também clientes da American Express, beneficiam automaticamente dos descontos oferecidos pelos estabelecimentos e marcas através do Foursquare - com base na localização geográfica e nos "privilégios" já conquistados pelo utilizador na rede social - sem necessidade de cupões ou códigos.

A novidade foi lançada esta semana pelas empresas, após um período de testes de um projecto-piloto levado a cabo nos últimos meses, ficando, por agora, disponível apenas para utilizadores nos Estados Unidos.

Os membros do Foursquare precisam de proceder, antes da primeira utilização, à sincronização do cartão com a conta no serviço, e depois apenas precisam de fazer o habitual "check in" no smartphone quando se encontram num local para que automaticamente os descontos a que tenham direito fiquem disponíveis na hora de pagar com o cartão.

De acordo com os responsáveis pelo serviço, empresas como a H&M ou Sports Authority, bem como vários restaurantes na cidade de Nova Iorque aderiram à iniciativa, esperando-se que outros se lhes juntem nos próximos meses.