A Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) lançou um novo acordo quadro para o fornecimento de equipamento informático às entidades do Estado. O procedimento já está em vigor e vem reforçar o que existia anteriormente em diferentes aspetos.

Segundo a ANCP, o objetivo é que o acordo quadro abranja uma gama de bens e serviços mais alargada, oferecendo uma maior flexibilidade e uma maior adaptação à oferta disponível no mercado.

"Espera-se, assim, uma maior racionalidade e eficiência nas aquisições a realizar pelas entidades públicas em equipamento e material informático, sendo que a despesa pública anual associada a equipamento informático estima-se na ordem dos 100 milhões de euros".

Neste novo acordo quadro, que já está em vigor, ficaram habilitadas a fornecer a Administração Pública 23 empresas, 15 das quais são PMEs.

Nos próximos meses, a ANCP prepara-se para apresentar mais dois novos acordos quadro, resultantes de concursos públicos lançados no primeiro trimestre deste ano, nas categorias de Veículos Eléctricos e de Viagens e Alojamentos.

De referir que se encontra ainda a decorrer o concurso público para celebração de acordo quadro para fornecimento de Electricidade em regime de mercado livre para Portugal Continental, lançado no passado mês de Junho, e que permitirá disponibilizar às entidades do SNCP um mecanismo de aquisição e racionalização do consumo e, consequentemente, da despesa em energia eléctrica.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Corrigido o endereço para o site da ANCP.