Tal como se tinha proposto, o Observatório do Simplex 2006 criado pela ANETIE acaba de divulgar a primeira análise ao pacote de medidas de simplificação propostas pelo Governo. Segundo o relatório do observatório, trinta por cento das medidas estão atrasadas, uma avaliação equivalente à da própria UCMA que ainda no início deste mês revelou os níveis de cumprimento do programa, que apontam para o cumprimento de 74% das propostas para o primeiro trimestre.

A avaliação da ANETIE é baseada no Balanço do SIMPLEX 2006, publicado no site da UCMA, mas também em trabalhos de validação executados pela equipa do Observatório, diz um comunicado enviado à imprensa. Porém a análise concentra-se especialmente em vinte cinco medidas consideradas de maior impacto para os cidadãos.

Destas, 3 foram executadas dentro de prazo, uma executada com “grandes limitações” e uma não foi executada. O relatório do Observatório realça porém, pela positiva, o facto de 3 medidas previstas para o segundo semestre terem sido realizadas por antecipação.

O próximo balanço do Observatório ficou agora marcado para Outubro, mês em que também a UCMA irá realizar uma nova avaliação do programa.

Notícias Relacionadas:
2006-07-04 - Observatório da ANETIE apresenta primeira apreciação ao Simplex no final de Julho
2006-07-04 - Simplex 2006 com 23% das medidas cumpridas
2006-07-02 - Entrevista: "É de todo o interesse garantirmos que as medidas são concretizadas e não fechadas na gaveta"
2006-05-02 - ANETIE estima em mais de 100 milhões de euros impacto económico de SIMPLEX
2006-03-27 - Simplex agrega medidas de desburocratização administrativa e legislativa