O presidente da ANJE diz que encontrou uma entidade bem organizada quando tomou o lugar de presidente, mas que o facto de apenas ter havido um dirigente a transitar da anterior direção levou a que o primeiro ano de trabalho fosse mais estratégico. Mas João Rafael Koehler revelou em entrevista ao Diário Económico alguns dos planos para o futuro.



O líder da entidade que representa e apoia os jovens empresários disse querer ter uma voz mais ativa junto do Governo e uma dos aspetos que pode estar no centro dessa aproximação está relacionado com um ecossistema mais acessível para as jovens empresas. “Defendemos um ecossistema mais favorável para a criação de startups, nomeadamente em termos fiscais”, esclareceu o dirigente.



João Rafael Koehler revelou ainda ter planos para que a ANJE tenha mais intervenção junto dos empreendedores tecnológicos. O presidente da organização revelou que está a ser preparada uma missão a Sillicon Valley, nos EUA, e disse estar à procura de empreendedorismo tecnológico porque considera ser “uma mais valia para o país”.



A ANJE está em contacto com a Microsoft sobre a possibilidade de uma visita a Seattle, também nos EUA, para que as empresas possam ver “uma realidade mais interessante”. O principal porta-voz da associação de empreendedorismo disse ainda que “além das startups tecnológicas, queremos levar também "business angels" e fundos de investimento”.



“Temos ainda o objetivo de marcar reuniões com fundos de investimento para sermos facilitadores de negócios”, acrescentou.



Aumentar o número de associados, de 3.600 para 5.500 tendo em vista a uma maior sustentabilidade da organização, e focar as missões internacionais em mercados mais estratégicos e onde não haja tanta presença de outras associações portuguesas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico