A Apple pode ter vendido mais smartphones do que nunca, mas ao mesmo tempo que o recorde pessoal lhe serviu para ultrapassar a Samsung no topo das vendas de smartphones, não foi, por outro lado, suficiente para lhe segurar o lugar no topo das marcas mais valiosas para a Brand Finance.

Depois de cinco anos a liderar o Global 500 da consultora britânica, a tecnológica de Cupertino caiu agora para segundo lugar, cedendo a posição cimeira à Google.

[caption][/caption]

Em termos de avaliação, a marca da maçã desceu 27%, relativamente aos valores do ano passado, ficando-se agora pelos 99,2 mil milhões de euros. Em contrapartida, a Google, que cresceu 24% face à edição de 2016, foi avaliada em 101,43 mil milhões de euros com base em critérios como o marketing, a satisfação dos seus funcionários e a reputação corporativa.

Os terceiro, quarto e quinto lugares foram atribuídos à Amazon, AT&T e Microsoft, respetivamente. A Samsung surge no sexto lugar e o Facebook estreia-se no top 10 com a nona posição.

Num outro ranking, onde a Brand Finance organizou as 100 marcas mais poderosas do mundo, as tecnológicas não conquistaram resultados tão positivos, com a Google a ser única desta indústria a surgir nos cinco primeiros postos. Lego (1º), Nike (3º), Ferrari (4º) e Visa (5º) compõem os restantes lugares de um top cinco elaborado com base no contributo da marca para as receitas totais do negócio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.