A Apple foi novamente às compras desta vez para adquirir a Chomp, uma empresa norte-americana que disponibiliza uma espécie de motor de busca para aplicações móveis, que mistura pesquisa com um sistema de recomendações.

Ao que indica a Bloomberg, citando fontes próximas ao processo, a transação terá envolvido o pagamento de 50 milhões de dólares (37,1 milhões de euros).

Embora a Apple tenha confirmado a compra, recusou-se a divulgar os valores do negócio. "De tempos a tempos compramos pequenas empresas tecnológicas e normalmente não fazemos comentários sobre os nossos objetivos ou planos", afirmou Amy Bessette, porta-voz da Apple,
citada pela agência.

A tecnologia da Chomp permite pesquisar entre os milhares de aplicações disponíveis para o iPad ou o iPhone, da Apple, mas também para os dispositivos com plataforma Android.

A própria empresa tem uma versão do seu software que pode ser descarregada para iPhone e terminais com o sistema operativo da Google.

O Chomp funciona com uma caixa de pesquisa onde o utilizador coloca uma determinada categoria do seu interesse, recebendo de volta resultados que encaixem nessa categoria. Esses resultados podem depois ser filtrados por conteúdos "pagos" ou "gratuitos".

É também possível aproveitar sugestões pré-definidas relativamente a "aplicações gratuitas do dia", "novas aplicações", etc.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé