A Apple anunciou na passada sexta-feira a compra da empresa de segurança AuthenTec por 356 milhões de dólares, um valor que dá garantias à dona do iPhone no que se refere ao controlo do capital da companhia - que passa a ser sua subsidiária - e ao acesso à sua propriedade intelectual, seja relativamente à tecnologia existente ou às inovações que esta venha a desenvolver.



Parte do valor pago pela Apple cobre o licenciamento não exclusivo da tecnologia da AuthenTec. Há também um acordo - a favor da Apple - que define a posse de futuros desenvolvimentos a este nível.



As soluções da fabricante de soluções de segurança são direcionadas à proteção de redes e dispositivos móveis e assentam em mais de 200 patentes registadas nos Estados Unidos, em boa parte ligadas a tecnologias biométricas, informaram as empresas numa nota enviada ainda no final da semana passada à comissão de mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos.



A AuthenTec é ainda autora de uma tecnologia de sensores para gadgets com ecrã táctil que está neste momento integrada em 100 milhões de dispositivos portáteis, incluindo 20 milhões de telemóveis.



Com o negócio a Apple passa a controlar tecnologia que pode ser importante para o lançamento de novos produtos que a diferenciem da concorrência, bem como a garantir uma nova fonte de receitas em termos de licenças de tecnologia. Entre os clientes da AuthenTec estão vários gigantes das telecomunicações, como a Samsung, a Alcatel-Lucent, a Nokia ou a Motorola.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira