A Apple é a terceira maior fabricante mundial de telemóveis. A conclusão é retirada dos últimos dados apresentados pela IDC para o mercado mundial de dispositivos móveis, divulgados ontem.

De acordo com a consultora, as vendas da fabricante do iPhone registaram um aumento de 128% no último trimestre de 2011, face ao período homólogo, identificando o lançamento do iPhone 4S, em outubro, como a principal razão para a empresa ter ultrapassado concorrentes como a LG ou a ZTE.

A Apple vendeu 37 milhões de telefones durante os últimos três meses do ano passado, o que lhe confere uma quota de 8,7% do mercado global, mais do dobro da que registava em igual período de 2010.

Se olharmos para os valores propostos pela IDC para a totalidade do ano, as vendas da gigante da maçã situam-se nos 93 milhões de unidades, o que representa 6% do mercado - e um aumento de 96% face a um ano antes.

O mercado continua, porém, a ser dominado pela Nokia, seguida pela Samsung. A fabricante finlandesa vendeu 113 milhões de telemóveis no últimos trimestre de 2011, enquanto a Samsung se ficou pelos 97 milhões de unidades.

Ainda assim, é a coreana quem se sai melhor na análise comparativa, pois os 2% de quota de mercado da Samsung refletem um crescimento de cerca de 21%, ao passo que a Nokia viu a sua fatia do mercado encolher 8,2%, para os 30,7%.

[caption]Fonte: IDC[/caption]

Durante os últimos três meses do ano, venderam-se 427,4 milhões de telemóveis em todo o mundo, mais 24,6 milhões que um ano antes, o que representa um aumento de 6,1%, que acabou por ficar acima dos 4,4% previstos pela consultora. As contas para a globalidade do ano apontam para vendas de 1,54 mil milhões de unidades, um aumento de 11,1% face a 2010.

[caption]Fonte: IDC[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes