A Apple e a Samsung foram as empresas que mais dispositivos com ligação à Internet enviaram para as lojas de retalho no último trimestre de 2012. A empresa sul-coreana leva vantagem ao ter sido responsável por 21,2% de todos os PC, notebooks, tablets e smartphones expedidos, um valor pouco superior aos 20,3% registados pela marca da maçã.

A tecnológica norte-americana aumentou em quase cinco pontos percentuais a quota de mercado entre outubro e dezembro e terminou o ano numa posição próxima à rival tecnológica. Segundo a IDC, empresa de análise responsável por estes valores, o sucesso comercial do iPhone 5 e a chegada do iPad Mini foram cruciais para reduzir a diferença entre as duas empresas.

Os 378 milhões de dispositivos enviados para venda no último trimestre terão gerado receitas de 168 mil milhões de dólares, cabendo a maior fatia do valor, 30,7% à Apple, enquanto a Samsung foi responsável por 20,4%.

Relativamente a todo o ano de 2012, a expedição dos smart connected devices - definição usada pela IDC para PC, notebooks, tablets e smartphones - aumentou cerca de 29% no espaço de um ano para os 1,2 mil milhões de equipamentos. Os smartphones equivalem a 722 milhões de dispositivos enviados para retalho, representando 60% de todos os dispositivos.

Os computadores portáteis foram o segundo segmento de dispositivos que teoricamente mais vendeu, 202 milhões de unidades, superando os desktop PC e os tablets.

[caption]IDC Smart Connected Devices[/caption]

No relatório a IDC revela ainda que em 2012 a expedição de tablets cresceu 111,3%, sendo o tipo de dispositivo inteligente que mais cresceu, seguido dos smartphones que evoluiu 69% no espaço de um ano.

No gráfico podem ver-se as previsões da empresa de análise para o ano de 2017, mas a IDC revelou no relatório que até ao final deste ano vão ser enviados para as lojas mais tablets do que computadores desktop.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico