A Apple e a Samsung foram as empresas que mais dispositivos com ligação à Internet enviaram para as lojas de retalho no último trimestre de 2012. A empresa sul-coreana leva vantagem ao ter sido responsável por 21,2% de todos os PC, notebooks, tablets e smartphones expedidos, um valor pouco superior aos 20,3% registados pela marca da maçã.

A tecnológica norte-americana aumentou em quase cinco pontos percentuais a quota de mercado entre outubro e dezembro e terminou o ano numa posição próxima à rival tecnológica. Segundo a IDC, empresa de análise responsável por estes valores, o sucesso comercial do iPhone 5 e a chegada do iPad Mini foram cruciais para reduzir a diferença entre as duas empresas.

Os 378 milhões de dispositivos enviados para venda no último trimestre terão gerado receitas de 168 mil milhões de dólares, cabendo a maior fatia do valor, 30,7% à Apple, enquanto a Samsung foi responsável por 20,4%.

Relativamente a todo o ano de 2012, a expedição dos smart connected devices - definição usada pela IDC para PC, notebooks, tablets e smartphones - aumentou cerca de 29% no espaço de um ano para os 1,2 mil milhões de equipamentos. Os smartphones equivalem a 722 milhões de dispositivos enviados para retalho, representando 60% de todos os dispositivos.

Os computadores portáteis foram o segundo segmento de dispositivos que teoricamente mais vendeu, 202 milhões de unidades, superando os desktop PC e os tablets.

[caption]IDC Smart Connected Devices[/caption]

No relatório a IDC revela ainda que em 2012 a expedição de tablets cresceu 111,3%, sendo o tipo de dispositivo inteligente que mais cresceu, seguido dos smartphones que evoluiu 69% no espaço de um ano.

No gráfico podem ver-se as previsões da empresa de análise para o ano de 2017, mas a IDC revelou no relatório que até ao final deste ano vão ser enviados para as lojas mais tablets do que computadores desktop.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.