A Apple está a ser processada por utilizar no iPhone uma tecnologia relacionada com mensagens de vídeo patenteada pela Klausner Technologies. No processo estão incluídas ainda as empresas AT&T, Comcast, Cablevision e Skype por utilizarem o mesmo sistema.



Contudo, a Apple e a AT&T são as únicas que enfrentam um processo por duas infracções, as restantes são acusadas de utilizar indevidamente uma única patente. Neste sentido, a Klausner pretende que a fabricante e a operadora paguem 360 milhões de dólares pelos prejuízos causados assim como royalties pela utilização das patentes no futuro. Quanto às restantes empresas, o processo visa o pagamento de um total de 300 milhões de dólares.



As patentes em questão já foram licenciadas por outras empresas que fornecem sistemas de mensagens de vídeo, entre as quais a AOL e a Vonage Holdings.



Contudo, antes de estarem autorizadas a utilizar a tecnologia, ambas as empresas enfrentaram um processo pela violação de 576 patentes num caso moroso mas que acabou por ser resolvido através de um acordo que visa o pagamento pela utilização do sistema.



Notícias Relacionadas:

2007-11-23 - Apple e Burst terminam litígio sobre patentes

2007-02-27 - Apple, Samsung e Sandisk processadas por fabricante norte-americana