
A Square é uma das startups com mais potencial dos EUA – desenvolveu um sistema de pagamentos eletrónicos portátil que permite usar cartões de crédito físicos nos smartphones, tal como se estivesse a pagar numa loja. Apesar de ser um segmento tecnológico em crescimento, a empresa está a passar por algumas dificuldades.
Escreve o The Wall Street Journal que a Square tem tentado “vender-se” à Apple, à Google e ao eBay, que detém o PayPal. Aqui a aplicação do termo vender-se está mais relacionado com a necessidade da empresa encaixar capital, o que acaba por apagar um pouco o interesse real de compra das empresas mencionadas.
O jornal norte-americano diz que a Google este ano já terá reunido com a Square para uma possível aquisição, reatando conversas que terão tido lugar em 2013, de acordo com várias fontes próximas à negociação. Um representante da Square negou as negociações com a gigante dos motores de busca e com qualquer outra empresa.
Com a Apple e com o eBay já terão surgido conversas informais, mas os casos nunca avançaram para a fase de negociação a valer. Seja quem for o comprador, acredita-se que a venda será milionária, podendo ser superior a 5,2 mil milhões de dólares, a último avaliação feita à empresa.
Em 2013 a Square terá apresentado prejuízos de 100 milhões de dólares, tendo já gastado mais de 150 milhões de dólares dos 340 que reuniu em rondas de investimento.
O segmento da economia digital está em clara expansão e as maiores empresas querem garantir presença nesse mercado: o PayPal tem um claro domínio, mas a aquisição da Square permitiria expandir o negócio para o mobile; a Apple tem bloqueado os Bitcoins por se suspeitar que irá apresentar a sua própria carteira de dinheiro; a Google tem o serviço Wallet mas o mesmo não tem descolado; o Facebook também quererá entrar no jogo; em Portugal a Meo prepara-se para lançar a Meo Wallet “muito em breve”.
A Square tem ainda a particularidade de ter sido criado pelo também cofundador do Twitter, Jack Dorsey. Em 2013 a startup processou mais de 20 mil milhões de transações, tendo atualmente cerca de um milhão de comerciantes a usar o seu sistema de pagamentos.
Os analistas dizem que o produto da Square tem sucesso junto dos pequenos comerciantes, o que não garante o lucro que a empresa precisa. Um parceiro de nome maior seria crucial para tornar a solução numa maior fonte de receitas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários