A Apple lidera o ranking Kantar BrandZ Global 2023 com a marca a valer 880.455 milhões de dólares (805.661 milhões de euros), sendo seguida pela Google que vale 577.683 milhões de dólares (528.603 milhões de euros), enquanto a Microsoft tem um valor de 501.856 milhões de dólares (464.154 milhões de euros) e está em terceiro lugar.

Apesar da volatilidade do mercado, que levou a uma quebra de 20% do valor das marcas face a 2022, o top 100 das marcas mais valiosas vale 6,9 biliões de dólares, um número acima do registado em 2020.

A Zara, insígnia do grupo Inditex, é a única marca espanhola entre as 100 marcas mais valiosas do mundo. A marca de moda espanhola ocupa o 94.º lugar neste ranking, com um valor de 18.395 milhões de dólares (16.829 milhões de euros).

No top 10, estão ainda a Amazon, que perde a liderança e cai para o quarto lugar, seguida da McDonald's (5.ª posição), a Visa (6.ª), a Tencent (7.ª), a Louis Vuitton (8ª), a MasterCard (9ª), enquanto a Coca-Cola fecha o 'top-10'.

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O ranking permitiu ainda saber que, em 2023, 25% das marcas mais valiosas do mundo são originárias da Ásia, com a Tencent a ocupar, sozinha, uma posição no top 10.

Este ano registou-se uma queda do valor das marcas, devido ao facto de a maioria das empresas, que são tecnológicas, terem estado envolvidas em ambientes negativos relacionados com o mercado, tais como despedimentos em massa ou a crise dos semicondutores.

Em termos de produtos de grande consumo, a Coca-Cola lidera o ranking das marcas mais valiossas com um valor de 98.004 milhões de dólares (89.800 milhões de euros), quase cinco vezes mais do que a segunda insígnia, a marca chinesa Nongfu Spring, que atinge os 21.764 milhões de dólares (19.939 milhões de euros).

A Pepsi está em terceiro lugar com 8.826 milhões de dólares (17.253 milhões de euros), segundo a Kantar.