Estará a Apple a aumentar rapidamente o seu volume de produção? A pergunta impõe-se perante os últimos dados para o mercado global de semicondutores, agora divulgados pela Gartner.

Os números revelam um crescimento importante no valor das compras feitas pela Apple, que durante o ano que passou aumentou em 34,6%, passando para os 17,3 mil milhões de dólares, quando em 2010 se situava nos 12,8 mil milhões.

Mais impressionante acaba por ser, porém, a constatação de que os números lhe garantem a subida ao primeiro lugar da tabela das empresas que mais semicondutores compram no mundo. E note-se que, um ano antes, a Apple não ia além de um distante terceiro lugar.

A fabricante do iPhone conseguiu assim, no último ano, ultrapassar tanto a HP, que ocupava a posição cimeira em 2010, como a Samsung, segunda classificada.

A empresa coreana mantém em 2011 a segunda posição do ranking, aumentando em 9,2% as compras feitas, para um total de 16,68 mil milhões de dólares. Já a HP não foi além dos 16,62 mil milhões, caindo para a terceira posição.

Os equipamentos que mais impulsionaram este mercado em 2011 foram os smartphones, observou o analista da Gartner que dirigiu a análise.

"As empresas que ganharam quota no mercado de smartphones, como a Apple, Samsung e HTC, aumentaram a sua procura por semicondutores, enquanto aquelas que perderam quota no segmento, como a Nokia e LG, registaram uma diminuição", disse Masatsune Yamaji.

Os tablets foram outro dos fatores apontados pelo responsável como determinantes para a evolução deste mercado durante o ano que passou.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes