O serviço de pagamentos eletrónico Apple Pay vai ser lançado na próxima segunda-feira, 20 de outubro. A revelação foi feita pelo diretor executivo da marca da maçã, Tim Cook, durante o evento onde foram apresentadas novidades sobre os iPad e os computadores Mac.

O CEO disse que atualmente a Apple já tem uma rede de 500 bancos parceiros, além de vários serviços e empresas de retalho. Uber, Starbucks, Disney, Sephora, Levis, Staples e OpenTable foram alguns dos nomes revelados.

Com o Apple Pay a tecnológica de Cupertino tenta tornar as compras através do telemóvel mais simples. Graças à tecnologia NFC incorporada nos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus vai ser possível aproximar os dispositivos de um terminal de pagamento e realizar a compra.

Uma outra vantagem é o facto de o Apple Pay também funcionar para pagamentos online. E não vai ser necessário introduzir informações pessoais ou códigos de acesso.

Além do NFC a Apple conjuga a tecnologia Touch ID - o leitor de impressões digitais - para tornar o ambiente da transação mais único e seguro. O sensor biométrico faz agora parte do iPad Air 2 e do iPad Mini 3.

Além dos iPhone, o Apple Pay também vai ser compatível com o Apple Watch - que apenas estreia em 2015 - e com os novos iPad, mas só para compras online.

Resta saber se a Apple vai conseguir realizar uma grande atualização de software sem cometer os mesmos erros sofridos com a disponibilização do iOS 8 e iOS 8.0.1. O Apple Pay, assim como outras novas funcionalidades, vão chegar através do iOS 8.1 que fica disponível também a 20 de outubro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico