De acordo com a Bloomberg, a Comissão Federal do Comércio está a avaliar se existe matéria para considerar que a Apple está a tirar partido da sua posição dominante no mercado da música digital para prejudicar a concorrência.

A análise visa sobretudo o processo de negociação com as editoras, que a Apple tem em marcha neste momento para lançar uma nova versão do serviço de streaming da Beats Music, que a empresa da maça adquiriu em maio do ano passado, por cerca de 3 mil milhões de dólares.

A FTC quer assegurar-se que a Apple não tira partido da posição de liderança no mercado dos downloads de música para pressionar as editoras e negociar condições para o streaming de música que prejudiquem outras empresas da mesma área, como o Spotify.

Na Europa os impactos do negócio já tinham sido avaliados, sem que a Comissão Europeia tivesse levantado qualquer objeção, por considerar que nenhuma das vertentes do negócio coloca em causa o bom funcionamento da concorrência.

Além do serviço de música em streaming, a Beats vende produtos como auscultadores, mas não Europa não assume uma posição dominante em nenhuma das áreas onde está presente. À data da análise o serviço de música da Beats nem sequer estava disponível na região.