A Apple tem vindo a procurar formas de descentralizar a produção dos seus equipamentos na Ásia e reduzir a dependência da China nesta área. A dona do iPhone pode estar perto de concretizar mais um passo nesse sentido, rumo à Tailândia.

A Reuters cita a agência Nikkei, para referir que a fabricante norte-americana está em conversações com vários fornecedores na Tailândia, com o intuito de acertar condições para o fabrico dos seus MackBooks no país. A informação terá sido confirmada à Nikkei por três fornecedores presentes nas negociações.

Os fornecedores envolvidos nestas negociações já terão complexos industriais na Tailândia, que servem outros clientes e podem agora vir a fazer a montagem de Macbooks no país e a fabricar componentes e módulos para os portáteis da Apple. A mesma fonte indica que a Apple já está a produzir o Apple Watch em fábricas na Tailândia há mais de um ano.

A notícia surge numa altura em que as tensões entre China e Estados Unidos estão ao rubro e numa altura em que os EUA têm usado os recursos à disposição para tentar impedir que as empresas do seu país produzam ou exportem tecnologias avançadas na China. Uma das vias usadas para o fazer tem sido o condicionamento do acesso a subsídios estatais à aceitação dessas condições.

Por outro lado, as empresas que dependem em larga medida da China para produzir os seus equipamentos, como a Apple com o iPhone, sofreram um forte impacto das medidas de combate à Covid-19, impostas pelo país ainda durante quase todo o ano passado, que obrigaram a novos confinamentos e outras restrições à circulação de bens e pessoas.

Para escapar à influência política das atividades na China, a Apple tem vindo a procurar descentralizar a produção na Ásia. Uma das fortes apostas tem sido a Índia, pela mão dos mesmos fornecedores que trabalham com a empresa na China, como a Foxconn, que tem vindo a fazer o mesmo movimento e a abrir fábricas noutros países da região. Uma notícia publicada pela Bloomberg esta semana indicava que a Apple triplicou a produção do iPhone na Índia, no último ano fiscal.

Recorde-se que a Apple trabalha com fábricas na Índia desde 2017, onde começou por produzir componentes ou montar modelos mais antigos ou com menos inovações. No ano passado reforçou a aposta no país, onde passou a produzir o iPhone 14.

Em setembro, a JP Morgan estimava que 25% de todos os produtos eletrónicos da Apple, incluindo Macs, iPads, Apple Watch e AirPods passassem a ser produzidos na Índia em 2025. Nessa altura, a casa de investimentos calculava que apenas 5% dos equipamentos vendidos pela Apple não são produzidos na China.