A Administração Biden tinha até ao início desta semana para decidir se seria, ou não, suspensa a venda dos mais recentes modelos de smartwatches da Apple nos Estados Unidos, que já tinha sido colocada em pausa pela empresa devido a uma disputa de patentes.

A Casa Branca decidiu não reverter a decisão anteriormente tomada pela International Trade Commission (ITC) nos Estados Unidos, que impunha à gigante de Cupertino a proibição das importações de Apple Watches que estariam a violar os direitos de patente da Masimo.

Clique nas imagens para ver a linha Apple Watch Series 9

Do seu lado, a Apple apelou à Justiça norte-americana para tentar reverter a decisão da ITC. Como avança a CNN, a empresa está a equacionar um conjunto de medidas legais e técnicas para poder continuar a vender os seus smartwatches.

Entre estas medidas está um redesign dos modelos das linhas Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2. Neste caso, o novo design dos relógios teria de ser aprovado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos até ao dia 12 de janeiro.

Vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 colocadas em pausa nos EUA devido a disputa de patente
Vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 colocadas em pausa nos EUA devido a disputa de patente
Ver artigo

A Apple receia que a suspensão nas vendas possa causar “prejuízos irreparáveis” e afirma que está a tomar todas as medidas para que as linhas Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 voltem ao mercado dos Estados Unidos o mais depressa possível.

Recorde-se que a venda dos Apple Watches visados foi colocada em pausa a partir do dia 21 de dezembro no website da Apple e a partir do dia 24 nas lojas físicas da empresa da maçã nos Estados Unidos. A decisão não afeta disponibilidade para venda dos relógios fora do mercado norte-americano.

Em questão está uma disputa que remonta a 2021, altura em que a Masimo, especializada no desenvolvimento de tecnologia médica, avançou com um processo contra a Apple, acusando-a de violar os direitos de patentes relacionadas com a sua tecnologia de oxímetros de pulso. Já em outubro, a ITC validou uma anterior decisão de janeiro, onde tinha determinado que a Apple violou uma das patentes da Masimo.

Clique nas imagens para ver a linha Apple Watch Ultra 2