Parece que tão cedo não serão vistos carros com a marca da maçã a calcorrear as estradas. As informações são avançadas pelo New York Times e indicam que a Apple tem despedido dezenas de pessoas do seu projeto “Titan”, o nome de código dado ao empreendimento que viria a desenvolver carros que se conduzem sozinhos.

Apesar dos recursos que a empresa em adjudicado a este programa, não tem conseguido alcançar os objetivos desejados, de acordo com a publicação norte-americana. No entanto, é de notar que uma análise precisa dos progressos que a Apple tem vindo a fazer neste âmbito não é possível, devido ao secretismo crónico tão característico da tecnológica de Cupertino.

Segundo as fontes do NYT, a Apple está a dizer aos seus funcionários que os despedimentos são parte de uma reestruturação do projeto “Titan”.

O mercado dos carros autónomos é um mercado em franca ascensão, onde múltiplas tecnológicas estão a procurar marcar presença. A Google é um caso a destacar, já com um protótipo de carro autónomo construído e com vários testes realizados e outros em progresso.

A Uber é outra das empresas que tem investido fortemente nesta área, firmando parcerias com fabricantes de automóveis para acelerar o desenvolvimento de um carro totalmente autónomo.

Sem descurar os desenvolvimentos conseguidos, o mercado dos carros autónomos está ainda numa fase embrionária e estes veículos são considerados pelas autoridades reguladoras de vários países como riscos para a segurança pública. Por seu lado, o Departamento de Justiça norte-americano vai mais longe e alega que os carros autónomos, bem como outros aparelhos que se consigam ligar à internet, são uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.

De acordo com a Reuters, o governo norte-americano está a analisar as potenciais ameaças que a chamada Internet das Coisas pode representar para o país. O Departamento de Justiça já destacou uma equipa especialmente dedicada ao estudo destes riscos. Isto deriva de uma preocupação crescente com as vulnerabilidades dos sistemas inteligentes dos automóveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.