A Apple
Apple reduziu as encomendas de memórias à Samsung
Samsung para usar no seu novo iPhone (para já, designado comummente por iPhone 5), cujo lançamento está previsto para a próxima quarta-feira, dia 12 de setembro, como parte de uma estratégia para diversificar os fornecedores de componentes para os seus dispositivos.

De acordo com a agência Reuters, a notícia foi hoje revelada pelo jornal Korea Economic Daily, que cita uma "fonte anónima da indústria" para revelar que a Apple reduziu significativamente as encomendas de chips DRAM e NAND à Samsung, privilegiando a Toshiba, a Elpida Memory e a sul coreana SK Hynix.

No entanto, o gigante coreano continua a ser um dos principais fornecedores da Apple para os seus dispositivos móveis. "A Samsung continua a constar da lista dos principais fornecedores para os novos iPhone. Mas as encomendas da Apple têm vindo a baixar e a Samsung está a compensar esse decréscimo com encomendas de outras empresas, principalmente a partir do seu negócio de dispositivos móveis" refere a fonte anónima citada pela Reuters.

Apesar de ambas as empresas se terem escusado a comentar esta notícia, não será difícil associar esta decisão às batalhas judiciais que têm oposto a Apple e a Samsung.
.

No entanto, analistas citados pela Reuters referem que a estratégia de diversificação de fornecedores por parte da Apple, já assumida no início deste ano pela empresa, tem como objetivo precaver situações de rutura na altura do lançamento de um novo produto, situação que tem sido recorrente.

Além das empresas já referidas, a Apple recorre à chinesa Amperex Technology e à Panasonic para fornecer as baterias do novo iPhone, em detrimento da Samsung, enquanto a LG se tornou no principal fornecedor de ecrãs, depois de, alegadamente, a Sharp ter falhado as datas de produção estabelecidas.

A Samsung continua, no entanto, a ser o fornecedor exclusivo dos microchips que equipam os dispositivos iPhone e iPad, num negócio que especialistas da indústria citados pela Reuters consideram "demasiado importante" para as duas empresas colocarem em risco.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.