A Apple anunciou um conjunto de alterações na sua estrutura diretiva. Uma das alterações que se destaca é a mudança de funções de Scott Forstall, o homem que até agora comandava os desenvolvimentos do sistema operativo móvel iOS e que foi um dos responsáveis no lançamento da malsucedida aplicação de mapas.



Recorde-se que a aplicação de mapas da Apple, que permitiu à empresa retirar do seu sistema operativo o Google Maps e substitui-lo por uma solução própria na mais recente versão do iOS, valeu fortes críticas à empresa e obrigou Tim Cook, CEO, a pedir desculpa aos utilizadores.



Scott Forstall, que terá sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento do produto, passa a assessor de Tim Cook, com quem terá tido alguns desentendimentos durante os últimos meses, de acordo com a imprensa norte-americana, num cargo que será provisório já que no próximo ano deixará a empresa.



Outra baixa é a do homem até agora responsável pela rede de lojas Apple, cuja gestão não estava a gerar consensos. Tim Cook assume diretamente as funções até encontrar um substituto para o cargo.



Na nova estrutura da Apple os colaboradores responsáveis por áreas como desenho industrial, software e serviços ou engenharia de software ganham mais responsabilidades. O objetivo, explicou a empresa num comunicado, é aumentar a colaboração entre as áreas de hardware, software e serviços.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira