Um tribunal no Texas sentenciou a Apple ao pagamento de uma indeminização à VirnetX no valor de 302,4 milhões de dólares, pela utilização não autorizada de tecnologia patenteada de segurança de redes.

A tecnologia em causa, segundo a Reuters, foi utilizada pela tecnológica de Tim Cook em produtos como a aplicação FaceTime.

Tudo começou há cerca de seis anos, quando a VirnetX acusou a Apple de ter usado indevidamente quatro tecnologias patenteadas para VPN e segurança de redes. Depois de anos de obstáculos e contratempos, o processo chegou ao fim e a Apple saiu vencida.

No entanto, ainda não é agora que a Apple deixa o banco dos réus. De acordo com a agência noticiosa britânica, a criadora do iPhone pode vir a ter de pagar uma quantia adicional caso seja provado que usou as tecnologias ciente de que estavam patenteadas e que, consequentemente, estava a incorrer numa ilegalidade.

Ainda, a Apple pode ter de responder perante outras acusações que apontam para o uso indevido de tecnologia patenteada da VirnetX na app iMessage.