Recuperando de dois primeiros trimestres com variações de crescimento negativas, o mercado de serviços móveis em Portugal chegou ao fim do ano com 9,96 milhões de assinantes registados, entre planos de assinatura e cartões pré-pagos, indica a Anacom no relatório trimestral.



A entidade reguladora nota que o crescimento em número de assinantes no último trimestre de 2004 se deve à época Natalícia, mas regista igualmente que o crescimento mais significativo se registou nos planos de assinaturas que representam agora cerca de 21,5 por cento do total dos assinantes móveis.



O relatório trimestral da Anacom continua a não indicar números relativos aos utilizadores das redes de terceira geração móvel, nem dados de uso de dados nas redes GSM e UMTS ou mesmo de tráfego de serviços de mensagens multimédia.



Analisando o mercado como um todo, a entidade reguladora mostra que com a subida do número de assinantes, a taxa de penetração do serviço móvel em Portugal atingiu os 95 por cento, mantendo-se acima da média da União Europeia que no mesmo período chegou aos 88 por cento.



Os dados da Anacom apontam ainda para uma ligeira subida no tráfego de voz realizado no trimestre, totalizando 1,5 mil milhões de chamadas. Da mesma forma o volume de mensagens escritas também aumentou, mas de forma mais significativa com uma subida de 7,5 por cento, somando 682 milhões de SMS.



A entidade reguladora estima ainda que neste trimestre cada assinante enviou em média 23 mensagens escritas. Note-se ainda que não são discriminados os números relativos às mensagens multimédia (MMS).

Notícias Relacionadas:

2005-01-08 - Mercado de comunicações móveis cresce em número de clientes no terceiro trimestre de 2004