De acordo com o mais recente relatório da Immunefi, o ecossistema de Cripto e DeFi (finanças descentralizadas) perdeu 336 milhões de dólares devido a ataques e fraudes no primeiro trimestre de 2024.

Os dados partilhados indicam que, durante os três primeiros meses do ano, registaram-se 61 incidentes. O valor das perdas registadas neste período representa uma queda de 23,1% relativamente ao primeiro trimestre de 2023, altura em que totalizaram 437 milhões de dólares.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Em março, 26 incidentes específicos resultaram em perdas de 121 milhões de dólares, um valor que representa uma queda de 54% em comparação com o ano anterior.

No primeiro trimestre do ano, os ataques à Orbit Bridge marcaram o ecossistema, com perdas de 81 milhões de dólares. Destacam-se ainda os ataques à Munchables e à PlayDapp, que resultaram em perdas de 62 milhões e 32 milhões de dólares, respetivamente.

Em linha com o que tem vindo a ser registado pela Immunefi, os ataques continuam a ser a causa predominante das perdas neste ecossistema, totalizando 321 milhões de dólares, em comparação com as fraudes, que representaram perdas de 14 milhões de dólares no trimestre em análise.

As Finanças Descentralizadas (DeFi) foram o principal alvo dos ataques, enquanto as Finanças Centralizadas (CeFi) não registaram um único incidente este trimestre. Os especialistas da Immunefi indicam que mais de 73 milhões de dólares foram recuperados de fundos roubados em 7 situações específicas.

A Ethereum foi o principal alvos de ataques na blockchain, com mais de metade das perdas registadas (51%), seguida pela BNB Chain (22%) e Arbitrum (9,2%).