Steve Ballmer foi notificado pelas autoridades para testemunhar no processo judicial que acusa a empresa de colocar logótipos "Vista Capable" em equipamentos que não estavam preparados para receber o sistema operativo da Microsoft.

O processo tem em vista apurar se a Microsoft utilizou o esquema para "despachar" equipamentos normalmente incompatíveis com o software. Isto porque, com a entrada do Vista, o Windows XP entrou em período de descontinuação para novas máquinas.

Até aqui, Steve Ballmer tinha sido poupado a audiências já que se desconhecia o facto de o agora responsável máximo da Microsoft ter conhecimento das negociações entre a empresa e a Intel, a fabricante do hardware.

Porém, análises às comunicações internas da Microsoft levaram as autoridades a apurar que o CEO da companhia e Paul Ottelini, presidente da Intel, já haviam conversado pelo assunto.

Como tal, Marsha Pechnan, juíza de Washington, quer ouvir Steve Ballmer, referindo que o responsável tem um conhecimento "único" acerca do processo. A audição do presidente da Microsoft acontecerá dentro de 30 dias.