O Presidente da República, Cavaco Silva, iniciou hoje de manhã o Roteiro para a Ciência com uma visita à empresa farmacêutica Bial, no Porto. A iniciativa, que se irá prolongar até amanhã, inclui visitas a institutos, universidades, empresas e outros centros de investigação de forma a "mostrar um Portugal com ambição, com capacidade de apostar na inovação", afirma Cavaco Silva, citado pelo jornal Diário de Notícias.



A União Europeia leva um avanço significativo nas áreas de desenvolvimento e investigação face ao nosso país, sendo a média europeia de investimento total no sector de 1,9 por cento do PIB, perante apenas 0,79 por cento em Portugal. Com o Roteiro para a Ciência é esperado o destaque às iniciativas desenvolvidas em Portugal em diversas instituições, esperando-se um efeito multiplicador para que no futuro Portugal atinja o nível dos países europeus.



Durante estes dois dias Cavaco Silva será acompanhado pelo ministro José Mariano Gago, que caracterizou esta acção presidencial como um " inestimável contributo para a importância da ciência no desenvolvimento do País", avança o mesmo jornal.



De acordo com a notícia publicada hoje pelo jornal Correio da Manhã, nos últimos anos as empresas privadas têm-se destacado no financiamento das despesas em investigação e desenvolvimento, tendo em 2001 assumido cerca de 32 por cento do total. Contudo este valor não deixa de ficar aquém da média europeia, que se fixa nos 64 por cento.



Entre os dados do Observatório da Ciência e Ensino Superior, apresentados pelo mesmo jornal, consta a informação de que 60 por cento dos recursos financeiros e humanos aplicados em ciência se concentram na região de Lisboa e Vale do Tejo.



Depois de uma visita à Bial e do almoço com investigadores premiados com galardões científicos na área das Biociências e da Biotecnologia, no Círculo Universitário do Porto, seguem-se as visitas ao Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e ao Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB). Ainda da parte da tarde serão visitadas as unidades de Engenharia Biológica, de Biologia de Ciências da Vida e da Saúde e de Biomateriais da Universidade do Minho, em Braga.



Amanhã o dia está direccionado para o empreendedorismo empresarial, estando programadas para o período da manhã as visitas ao Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e ao Centro de Incubação de Empresas (CiDEB) da Escola Superior de Biotencologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, seguindo-se a visita e inauguração do do novo edifício do BIOCANT PARK - Parque de Biotecnologia, em Cantanhede.



Após o almoço está programado o encerramento do Curso de Empreendedorismo das Universidades de Coimbra, Aveiro, Beira Interior e do Conselho Empresarial do Centro, na Universidade de Coimbra.

Notícias Relacionadas:

2006-06-12 - Ministros da União Europeia comprometem-se com metas da iniciativa de e-Inclusão

2006-05-19 - FCCN lança concurso público para reforço da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.