No fim de setembro, a BlackBerry anunciou que ia abandonar definitivamente o negócio da produção de telemóveis, ficando o fabrico, desenho e distribuição dos seus dispositivos a cargo de empresas parceiras em vários mercados.

Na altura, tornou-se rapidamente evidente o receio de que o famoso teclado “QWERTY” dos telemóveis da BlackBerry desaparecesse. Mas, em entrevista à Bloomberg, John Chen revela que ainda há mais um último telemóvel “na calha”.

O CEO avança que o aparelho vai estar equipado com este teclado identificativo da marca e que e fruto de uma promessa que fez aos consumidores.

Contudo, Chen apenas diz que o telemóvel “está a caminho” e não adianta nenhuma data específica.

Este será o “último grito” da BlackBerry, que vai passar a dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento de software, que vai vender a outras empresas.

Esta é a estratégia de Chen para levar a marca a reconquistar algum do terreno que perdeu para gigantes como a Samsung ou a Apple.

O CEO adianta que está em conversações avançadas com uma empresa chinesa e uma indiana para produzirem os próximos telemóveis da marca.