O objetivo da iniciativa lançada em novembro de 2013 é atrair o melhor talento do empreendedorismo e usá-lo no processo de inovação da PT, com destaque para as ideias e conceitos que façam sentido no roadmap de inovação da empresa.

Miguel Borges, responsável pela iniciativa, faz um balanço positivo do primeiro ano de atividade, sobretudo pela capacidade de envolvimento interno com as várias áreas da PT que já reconhecem e valorizam o potencial de inovação que a Blue Start conseguiu atrair. "Já temos pessoas do negócio a procurarem as ofertas das startups", afirma.

A nível externo a Blue Start assinou nos últimos meses uma série de parcerias e mantém um ecossistema de ligações com incubadoras, aceleradoras e com várias entidades que disponibilizam soluções e serviços às startups que integram o programa, reforçando o valor do "pacote" a que os projetos acedem no âmbito da PT.

Os números são também positivos. Já passaram pelo programa meia centena de startups através da articulação com alguns eventos da PT mas também com outros programas de incubação.

A aplicação tyPing, anunciada na semana passada, é um dos exemplos de sucesso na integração de soluções na oferta da operadora, e deve ser disponibilizada esta semana a versão final, mas há mais casos a destacar, como aponta Miguel Borges.

A Cardmobili com a plataforma de fidelização, a Muzzley com o jogo Drawzz e a AroundKnowledge que está a realizar pilotos com clientes da PT são alguns dos projetos destacados, mas há mais em carteira, como o HereWeGo, um projeto de Turismo acessível.

Miguel Borges explica que durante a duração do programa, que é de um ano, 20 a 25% das startups fazem um piloto com a PT ou lançam um projeto, um número considerado muito positivo, sobretudo olhando para a escala que a ligação à maior operadora portuguesa pode garantir.

A Blue Start continua à procura das melhores ideias e tem aberto no site um processo de candidaturas permanente, que é bastante flexível e se adapta a projetos em diferentes estágios de maturidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico