Há uma nova empresa a trabalhar no mercado de soluções de software de gestão para empresas. Chama-se BNext e nasceu em setembro, da fusão de três entidades, todas elas especialistas na implementação de soluções da PHC.

Sob a nova marca BNext estão a Solunext, a Big Level e a unidade de negócio PHC da Pontual - IT Business Solutions, que integra a nova empresa. Como explicam os promotores, o projeto BNext surgiu para dar resposta às necessidades das empresas, numa altura em que enfrentam grandes desafios e em que se tornou crucial usar ferramentas que as mantenham atualizadas em todas as frentes.

A nova empresa herda das três fundadoras uma base de quase 500 clientes, o estatuto de Prime Partner da PHC e 30 anos de experiência no mercado da consultoria e implementação de soluções PHC. Aporta ainda um portfólio de recursos humanos com equipas focadas num conjunto de áreas-chave: Indústria, Comércio/ Retalho e Serviços.

Segundo informação do site oficial, o projeto tem 30 consultores PHC e as implementações feitas no terreno beneficiaram 1.300 utilizadores da tecnologia da software house portuguesa.

Depois dos primeiros meses de atividade, José Filipe Santos, CEO da BNext, faz um primeiro balanço positivo e estabelece como uma das metas para 2023 “trazer mais notoriedade para a marca BNext no mercado”. A internacionalização é também uma das apostas da BNext, que adianta já ter começado o processo, com a criação de uma delegação em Barcelona.

"A Pontual detém já uma estratégia vocacionada para a internacionalização, com clientes sobretudo no mercado Ibérico", um ativo que a nova empresa vai aproveitar. A longo prazo há outros objetivos na estratégia, como a abordagem da América Latina, como revelou o respoonsável ao SAPO TeK.

Além da implementação de projetos de software de gestão, a BNext fornece soluções de hardware, sistemas TI e de marketing e comunicação, através do Grupo Pontual.

A intenção de criar a BNext foi apresentada pela Pontual em julho do ano passado e formalizada em setembro. A nova empresa conta atualmente com uma equipa de 31 pessoas, "todas elas vindas das três empresas anteriores e, portanto, já com competências técnicas e conhecimento aprofundado do mercado", destaca José Santos.

Em 2023, há planos para apostar na formação destes recursos e aumentar o número de colaboradores. Sobre os resultados, obtidos em 2022 ou projetados para 2023, a BNext refere que ainda não está em condições de apresentar detalhes.