O Google divulgou ontem ao final do dia os resultados financeiros relativos ao último trimestre de 2004. Os valores ficam pela primeira vez abaixo das expectativas do mercado, o que se reflectiu de imediato na cotação da empresa que caiu 12,4 por cento, só no mercado after hours.



A empresa de Internet, responsável pelo desenvolvimento do popular motor de busca com o mesmo nome, foi penalizada pelo volume de impostos pagos, que superaram as previsões e acabaram por ter um impacto mais significativo nos lucros da empresa que o esperado.



Recorde-se que desde a entrada em bolsa da empresa, em 2004, a capitalização bolsista dos títulos da tecnológica aumentaram já 400 por cento, conduzindo as expectativas de resultados sempre melhores que as anteriores.



De acordo com analistas citados pelos sites internacionais a empresa não preveniu o mercado para o volume de impostos que a empresa iria pagar o que gerou alguma confusão, com impacto nos impostos.



Ainda assim, a empresa conseguiu melhorar os resultados líquidos em 82 por cento, para os 372,2 milhões de dólares, beneficiando da boa performance no segmento da publicidade.
As vendas atingiram os 1,92 mil milhões de dólares, num crescimento de 86 por cento. Os impostos tiveram um peso de 40 por cento nos resultados, face a uma estimativa de 30 por cento.



No total do ano as vendas do Google atingiram os 6,2 mil milhões de dólares, num crescimento de 92,5 por cento face ao ano anterior.


Notícias Relacionadas:

2004-08-20 - Acções do Google sobem 18% no primeiro dia de cotação em bolsa