A Comissão Europeia aprovou um programa de trabalho de dois anos na área das Tecnologias da Sociedade da Informação (Information Society Technologies - IST), do 6º Programa Quadro que inclui um financiamento de 1,75 mil milhões de euros para três novas chamadas à apresentação de propostas de investigação e desenvolvimento.
O executivo informa em comunicado que as primeiras duas chamadas estão marcadas para 16 de Novembro próximo e para 17 de Maio de 2005, com orçamentos de, respectivamente, 1.120 e 638 milhões de euros. Além disso, a CE pretende realizar uma chamada à apresentação de propostas de investigação relacionadas com as tecnologias emergentes e futuras, um tema que excede o âmbito daqueles incluídos no novo programa de trabalho.
Entre os objectivos estratégicos que serão contemplados na chamada do próximo dia 16 de Novembro contam-se, por exemplo, a nanoelectrónica, sistemas cognitivos, banda larga e as arquitecturas informáticas avançadas. Já na chamada de 17 de Maio poderão concorrer projectos que contemplem como temas os sistemas embebidos, software e serviços, sistemas de computação em grelha, entre outros.
O plano agora aprovado e os seus pormenores serão apresentados oficialmente na IST2004 Conference, que decorre de 15 a 17 de Novembro, na Holanda.
A área das Tecnologias da Sociedade da Informação é uma das sete prioridades do 6º Programa-quadro da Ciência e Tecnologia e absorve 32,1 por cento do orçamento total deste programa que se estende até 2006.
Notícias Relacionadas:
2004-07-09 - 6º Programa Quadro motiva 5.573 propostas de entidades portuguesas
2004-01-21 - CE considera participação na segunda chamada de IST reveladora de interesse
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários