A Comissão Europeia acaba de anunciar a criação daquilo que descreve como sendo um “Grupo de Alto Nível” composto por 15 especialistas oriundos de vários países europeus e com provas dadas nas áreas empresariais e da inovação. A sua função principal será aconselhar o comissário Carlos Moedas na elaboração de diretivas que promovam o desenvolvimento e competitividade da economia do “velho continente”.

Entre estes especialistas em inovação está Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, um mega- evento que se estreou em Portugal em novembro passado, e o português Carlos Oliveira, CEO do ebankIT e presidente da Startup Braga.

Segundo informações oficiais, 469 pessoas demonstraram o seu interesse em fazer parte deste novo órgão consultivo, mas apenas a crème de la crème conseguiu conquistar um lugar.

Com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas afirma, em comunicado, que este grupo de conselheiros será instrumental no reforço dos apoios europeus à inovação, fator do qual “a prosperidade da Europa está cada vez mais dependente”.

Numa fase inicial, o Conselho Europeu de Inovação terá à sua disposição um orçamento de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

A primeira reunião do grupo está agendada para março deste ano e irá, em grande medida, versar sobre os resultados de um levantamento feito em meados de 2016 e cujo propósito foi aferir os principais desafios e fatores de disrupção na Europa, em matéria de inovação.