Os números são de um estudo da Informa D&B e também revelam que nesta atividade trabalham cerca de 40 mil pessoas, com o sector a assegurar quase 1% do emprego (0,9%) em Portugal.



Em 2015 a atividade continua a crescer e já abriram novos centros. Em maio foram anunciadas novas operações em Vieira do Minho e Matosinhos e estão anunciados investimentos para outras regiões do país, como Guarda ou Castelo Branco, mas o Dinheiro Vivo, que revela os dados do estudo, também adianta que há investidores estrangeiros de várias proveniências a analisar a hipótese de transferirem para Portugal centros de serviços, citando a AICEP. Multinacionais norte-americanas, alemãs, francesas, sauditas, suecas e suíças estarão na lista.



Ainda que a agência não adiante detalhes relativamente à dimensão ou localização dos projetos que podem estar em causa nestes novos investimentos potenciais, admite que embora Porto e Lisboa continuem a concentrara a maior parte das estruturas deste tipo, é cada vez mais notória a procura de outras regiões para o mesmo fim, com destaque para Fundão, Évora, Braga e Aveiro.



Dados da APCC, a associação do sector, revelam que o valor médio de remuneração para quem trabalha em call centers é de 730€ brutos, um número que pode subir para os 1200€ na área da assistência em viagem, ou diminuir para os 571€ nas telecomunicações.