Os dados estão online num gráfico que a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) atualiza diariamente e que permite verificar que nos últimos dias se registou um abrandamento do número de candidaturas, provavelmente resultado do fim de semana e da aproximação do final do prazo.

Em 2015, até à mesma data, já se tinham candidatado 48.306 alunos, mas 7 de agosto foi o último dia para as candidaturas da primeira fase.

Este ano as candidaturas começaram no dia 21 de julho e logo no primeiro dia mais de 10 mil alunos fizeram a sua inscrição no site. Este foi o dia de maior afluência ao longo de todo o período, seguindo-se o dia 22 de julho. No quadro da DGES pode verificar-se que o ritmo de inscrições tem vindo a reduzir mas que há menos quase 5 mil inscrições do que em 2015.

[caption][/caption]

Os dados da DGES indicam que as Universidades e Politécnicos disponibilizaram 50.668 vagas e a maioria está em cursos de Engenharia e técnicos afins, seguindo-se as ciências empresariais e saúde.

A informação sobe as vagas disponíveis, as universidades e os cursos com maior oferta, assim como as médias mais elevadas e as mais baixas, além da forma de entregar a candidatura, já foram abordadas pelo TeK num artigo detalhado sobre a entrada na Universidade.