A Canon anunciou a compra da participação da Toshiba na sociedade conjunta que ambas as companhias haviam formado em 2004 para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de ecrãs planos. A aquisição foi tornada pública hoje, através de um comunicado emitido pela fabricante japonesa.



Apesar dos dados financeiros do acordo não serem revelados, sabe-se que a compra da totalidade da joint venture, denominada SED Inc., permitirá resolver uma acção legal, interposta pela Nano-Proprietary, referente ao registo de patentes. A empresa norte-americana alega que a licença para a tecnologia dos ecrãs SED - surface-conduction electron-emitter display - foi atribuída à Canon e que o acordo não cobre a parceria com a Toshiba.



Com a conclusão do negócio, prevista para o final deste mês, a SED Inc. tornar-se-á filial da Canon, o que permite à fabricante a gestão autónoma do desenvolvimento de televisores com a tecnologia acima referida. O lançamento dos equipamentos está previsto para o último trimestre de 2007, estando ainda pendente a reavaliação dos parâmetros tecnológicos utilizados no fabrico dos ecrãs.



A alteração do rumo da joint venture, implica agora que o presidente da SED se demita. Contudo, Kazunori Fukuma, ocupará um posto semelhante na Canon enquanto que, os engenheiros envolvidos no projecto terão de aguardar o estabelecimento do acordo para saberem o seu futuro.



No entanto, a Reuters adianta que mesmo sem ter participação no desenvolvimento dos ecrãs, a Toshiba irá comprar alguns equipamentos SED para depois vender utilizando a sua marca.



A tecnologia surface-conduction electron-emitter display baseia-se na evolução dos tubos catódicos, CRT, e permite o fabrico de ecrãs planos muito finos e leves, de elevado contraste e com baixo tempo de resposta.

Notícias Relacionadas:

2003-12-04 - Canon entra no mercado dos ecrãs para televisão em 2004

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.