A Sony e a Honda deram novos detalhes sobre a parceria que vai colocar as duas empresas japonesas a desenhar, desenvolver e vender carros elétricos em conjunto. O primeiro modelo chegará ao consumidor em 2026 (um ano mais tarde que o inicialmente previsto) e o primeiro mercado onde será possível comprar um veículo Sony Honda é os Estados Unidos. A chegada à Europa do modelo não tem data prevista.

Numa conferência de imprensa Yasuhide Mizuno, presidente da Honda Mobility, explicou que a escolha dos EUA para lançar o projeto deve-se à adesão que este mercado já tem aos veículos elétricos. O fabrico do modelo será feito também nos Estados Unidos, numa das 12 fábricas da Honda no país, como relata o site Nikkei Asia.

Ainda em 2026, a joint-venture detida em partes iguais pela Sony e pela Honda e entretanto batizada como Sony Honda Mobility, pretende lançar-se no Japão. As pré-reservas de veículos começam em 2025 e os canais online vão assumir lugar de destaque, tanto para reservas, como para vendas e definições de personalização dos veículos.

"A primeira entrega [de veículos] está prevista para a América do Norte na Primavera de 2026. No Japão, as entregas começam na segunda metade de 2026", referiu Yasuhide Mizuno, na conferência de imprensa.

Sony e Honda juntam-se para fabricar veículos elétricos. Primeiro modelo previsto para 2025
Sony e Honda juntam-se para fabricar veículos elétricos. Primeiro modelo previsto para 2025
Ver artigo

Não foram reveladas previsões relativamente ao número de veículos a colocar no mercado nesse ano, mas uma notícia anterior da Associated Press garantia que as marcas não pretendem lançar-se de forma massiva no mercado.

A parceria Honda/Sony visa juntar a experiência da Honda no fabrico de automóveis, com o know-how da Sony na área do software, sensores e entretenimento e fazer destes elementos um fator diferenciador da experiência de viagem, nos veículos da marca. Isso mesmo voltaram a reforçar os responsáveis da Honda nesta última apresentação sobre o tema, sublinhando que querem fazer dos seus veículos não só um meio de transporte físico, mas um “espaço emocional e de entretenimento”. E não são os únicos, esse tipo de apelo tem sido um dos fatores diferenciadores da Tesla e aos poucos outras marcas estão a apostar na mesma estratégia de diversificação das soluções disponíveis dentro do veículo. A BMW, por exemplo, acaba de anunciar novidades nesse sentido.

Quando em março anunciaram a parceria, Sony e Honda já tinham explicado que vão trabalhar em conjunto no design, desenvolvimento e venda dos veículos produzidos. O fabrico, propriamente dito, fica a cargo da Honda, nas fábricas que já detém. A Sony vai também desenvolver uma plataforma de mobilidade, fazendo uso das competências que já tem no desenvolvimento de soluções de telecomunicações, entretenimento e sensorização, um ativo que vai ceder à nova empresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.