A Sony e a Honda vão criar uma nova empresa para produzir veículos elétricos. A parceria ainda está em formalização, para já só existe um memorando de entendimento, mas espera-se que a nova empresa comece a operar já durante este ano. Os primeiros veículos elétricos estão previstos para 2025.

Numa declaração conjunta, as duas empresas explicam que a joint-venture vai unir o know-how de ambas em áreas distintas. A nova empresa vai ocupar-se do design, desenvolvimento e venda dos veículos produzidos, mas não vai deter fábricas e, como tal, a produção dos veículos será feita pela Honda. A Sony vai desenvolver uma plataforma de mobilidade, fazendo uso das competências que já tem no desenvolvimento de soluções de telecomunicações, entretenimento e sensorização, ativo que vai ceder à nova empresa.

“Através desta aliança com a Honda, que acumulou uma vasta experiência global na indústria automóvel ao longo de muitos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, pretendemos desenvolver a nossa visão e tornar o espaço de mobilidade um espaço emocional”. A explicação é de Kenichiro Yoshida, na declaração divulgada sobre o assunto, onde também refere que a segurança, o entretenimento e a adaptabilidade vão ser os princípios-chave do trabalho conjunto das duas empresas.

A mobilidade elétrica tem atraído vários “outsiders” para esta área de negócio. Sem confirmação oficial, mas com muitos rumores a avançar detalhes ao longo dos últimos anos, a Apple é uma das empresas que pode estar a trabalhar num carro elétrico.

Outras marcas, como a Huawei têm também uma aposta forte nesta área, ao mesmo nível que a Sony agora quer desenvolver. A empresa tem dito que não tem planos para desenvolver o seu próprio carro elétrico, mas criou uma unidade dedicada ao desenvolvimento de sistemas de mobilidade que, segundo rumores recentes, pode vir a ser absorvida pela Volkswagen.