Foi hoje publicado um relatório da Comissão Europeia que analisou o desempenho dos centros de investigação públicos. Foram estudados 769 centros em toda a Europa e os resultados desta análise indicam que o sector é mais lato e dinâmico do que se pensava e que tem vindo a sofrer um processo de reestruturação através da maior ligação à Indústria.



Os centros de investigação empregam mais de 100 mil cientistas e nos últimos anos abandonaram a pesquisa pura em favor de uma maior relação entre a ciência e a indústria, com maior actividades em investigação aplicada do que em investigação básica.


O comissário Europeu para a Investigação, Philippe Busquin, afirmou em comunicado esperar que este estudo consiga recuperar o equilíbrio entre os centros de investigação públicos e os de outros sectores. "É necessário investir neste conhecimento para assegurar que as políticas de manutenção dos centros públicos maximizam a sua contribuição para o desenvolvimento de uma área de investigação Europeia", salienta o comissário.



O comunicado da Comissão explica ainda que a área da investigação pública é pouco conhecida, apesar de gerir orçamentos de 25 mil milhões de euros por ano.

Notícias Relacionadas:

2002-11-09 - Europa não investe o suficiente na área da investigação