Que a Internet é uma ferramenta de grande utilidade para todos os cidadãos já era um dado adquirido por muitos. Os benefícios que a rede pode trazer são vários mas agora, um grupo de investigadores da Universidade de Heidelberg concluiu que os chats na Internet podem ser benéficos para a saúde, nomeadamente para os pacientes que apresentem sintomas de distúrbios mentais.




O estudo avançado pela equipa de investigação apurou as vantagens que uma conversação electrónica entre utilizadores pode trazer para quem está sujeito a tratamentos que obriguem o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.




O objectivo era verificar qual a reacção dos pacientes, após um período de tratamento presencial, caso estes passassem a ser acompanhados por um grupo de terapia através da Internet.




Ao todo foi analisado o comportamento de 114 pacientes, agrupados por grupos de oito a dez indivíduos e sujeitos a acompanhamento online durante doze a quinze semanas por períodos de 90 minutos semanais.




Os resultados mostraram-se positivos já que, após o acompanhamento, a dispensa de pacientes e a consulta um ano após a alta do doente, a taxa de riscos de regressão dos efeitos da terapia foi de apenas 24,7 por cento. Por outro lado, um segundo grupo que não foi sujeito a acompanhamento pela Internet e manteve a forma de tratamento tradicional, obteve uma taxa de regressão de 38,5 por cento.




Deste modo, e dados os resultados, os especialistas acreditam que a consulta online através de sessões de chat com grupos de terapeutas pode ser uma forma de tratamento a ter em consideração, já que os resultados apresentados superaram as expectativas e demonstraram uma taxa de sucesso satisfatória.




Notícias Relacionadas:

2006-11-21 - Internet utilizada como fonte primária de informação científica entre norte-americanos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.