Depois de proibir os funcionários das agências centrais de usarem iPhones no trabalho, o governo chinês reforça a proibição aos smartphones da Apple, e de marcas estrangeiras como a Samsung, em mais áreas e agências. 

Nos últimos meses, várias empresas estatais e departamentos governamentais em, pelo menos oito províncias do país, instruíram os seus funcionários para começarem a usar smartphones de marcas locais, avança a Bloomberg.

Acredita-se que o reforço dos esforços para proibir o uso de iPhones por funcionários do governo faz parte de uma estratégia chinesa mais alargada para reduzir a utilização de tecnologia estrangeira, principalmente norte-americana, no país.

Funcionários do governo chinês proibidos de usar iPhones ou smartphones estrangeiros
Funcionários do governo chinês proibidos de usar iPhones ou smartphones estrangeiros
Ver artigo

Ainda este mês, empresas estatais e agências governamentais de dimensões mais pequenas começaram a emitir as suas próprias diretivas em relação ao uso de iPhones. Mas, ainda não há certeza sobre exatamente quantas agências e empresas tomaram medidas desse tipo.

Para a Apple, a China representa um quinto das suas receitas, mas a gigante de Cupertino também apresenta dificuldades em manter o crescimento no mercado chinês.

Além disso, dados de análises independentes mostram que as vendas do iPhone 15 na China não estão a correr como planeado, sendo inferiores às do modelo lançado no ano passado.

Clique nas imagens para ver o iPhone 15 com mais detalhe