Para o mercado global de Tecnologias e Bens de Consumo, o ano de 2023 pode ter terminado com uma diminuição de 3%. No entanto, dados avançados pela GfK Portugal indicam que, em 2024, o mercado poderá retornar aos valores positivos, ainda que em pequena escala.

Segundo a mais recente análise da GfK aos resultados do mercado global de Tecnologias e Bens de Consumo, 2023 foi marcado sobretudo pela inflação contínua e pelas tensões geopolíticas que se observaram em diversos pontos do globo. Esta conjuntura traduziu-se numa maior relutância por parte dos consumidores em relação aos gastos.

Os especialistas detalham que o preço afirmou-se como um fator cada vez mais importante para a decisão de compra dos consumidores em 2023. Já do lado dos retalhistas e fabricantes, a resposta a este desafio passou por  períodos promocionais mais longos e maior diversidade na oferta dos descontos.

De acordo com os dados, em 2023, mantiveram-se também no mercado os consumidores com rendimentos mais elevados. Este segmento do público permitiu que os produtos de gama alta continuassem a ter um desempenho superior à média do mercado durante o ano passado.

A maior procura foi registada nos equipamentos concebidos para simplificar o dia a dia, como aspiradores a seco e a húmido, que cresceram mais 2% nos primeiros dez meses de 2023. Os produtos que se adaptam aos estilos de vida específicos também tiveram um bom desempenho, veja-se o caso das fritadeiras de ar quente, que cresceram mais 42%, ou dos teclados Bluetooth, com um crescimento de 17%.

No que toca a previsões para 2024, os especialistas apontam para um conjunto de tendências que poderão ajudar a impulsionar o mercado global de Bens Tecnológicos de Consumo. Neste contexto, destacam-se, por exemplo, os ciclos de substituição, que vão retomar quase quatro anos após a pandemia, sobretudo nas categorias de produtos que registam uma evolução mais rápida, como smartphones e portáteis.

A categoria das Telecomunicações pode crescer em 2024 devido às aquisições, com a tendência a continuar para os dispositivos premium, indicam os dados. Eventos como os Jogos Olímpicos 2024 e o Campeonato Europeu de Futebol também poderão ter um impacto positivo nas vendas de Eletrónica de Consumo.

Tendo em conta as previsões que apontam para a descida da inflação em 2024, a confiança dos consumidores pode aumentar a nível mundial. Porém, os especialistas alertam para a possibilidade de as elevadas taxas de juro serem uma barreira ao investimento para consumidores e empresas.

Além disso, neste novo ano, o preço vai continuar a ser um critério importante para os consumidores no momento da compra. Tal como em 2023, os principais eventos promocionais continuarão a ser fortes impulsionadores de vendas, afirma a GfK.