A Google garantiu a aprovação das autoridades locais para a construção de uma nova sede e consequente “campus” norte-americano em Mountain View, que terá muito perto de 62 hectares.

Além dos escritórios, o projeto para as futuras instalações da gigante tecnológica incluem também o desenvolvimento de milhares de residências, espaços comerciais e espaços públicos ao ar livre. Todas as estruturas existentes do chamado Googleplex serão demolidas, exceto uma.

Mais especificamente, os planos para o projeto incluem perto de 2,8 milhões de metros quadrados de escritórios e 7.000 unidades residenciais, assim como espaço reservado ao comércio.

Abrangem ainda 10,5 hectares de parques públicos ao ar livre, um hotel com 525 quartos, esquadra de polícia, uma nova escola e novas ruas, refere a imprensa local.

Clique nas imagens para mais detalhe

O local terá capacidade para o estacionamento de mais de 7.200 carros, estando igualmente garantidos locais de estacionamento para bicicletas, embora a lotação não tenha sido especificada.

Avaliado em 15 mil milhões de dólares, o megaprojeto de expansão das instalações da Google será feito em oito fases, com a construção das residências e parques públicos a avançarem em primeiro lugar.

Por enquanto, ainda não há data exata definida para o início das obras, que deverão estar completamente concluídas em 2038.

À semelhança da Google, outras gigantes da tecnologia deixam a marca no mundo com as suas sedes, numa autêntica expressão do poder económico e de extravagância, como a Apple ou a Amazon.

Conheça um pouco de cada sede "tecnológica" na galeria de imagens

Embora a presença de visitantes não seja permitida dentro dos edifícios sem o acompanhamento de um funcionário, em certos casos, é possível fazer uma visita aos parques adjacentes.

O Apple Park, em Cupertino, Califórnia, por exemplo, tem um centro de vistas exterior onde os fãs da empresa da maçã podem aproveitar para ver modelos em 3D do campus reservado aos trabalhadores, beber café no terraço ou então ver as novidades tecnológicas na Apple Store.

Embora o campus da gigante tecnológica, também conhecido por “nave espacial”, não esteja aberto ao público em geral, o youtuber Yongsung Kim chegou a ter direito a uma visita, partilhando um vídeo de cerca de três minutos da “viagem”.

Veja o vídeo