Das 146 empresas portuguesas inovadoras que se candidataram àquele que é considerado o maior prémio de empreendedorismo da Península Ibérica, as escolhidas para representarem Portugal na edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI foram a Black Block, CoolFarm, Heptasense, Immunethep e Scubic.

A Black Block, que se dedica a sistemas solares híbridos de secagem de produtos agroindustriais, e a CoolFarm, que desenvolve soluções inteligentes para produções agrícolas, vão competir na categoria Agroalimentar. A Heptasense foi selecionada para a categoria de Tecnologias de Informação.

A Immunethep, uma biotecnológica que se dedica a desenvolver imunoterapias antibacterianas, alcançou a final na categoria de Ciências da Vida e a Scubic, que desenvolve soluções tecnológicas para empresas do setor das águas, foi selecionada como finalista da categoria de Tecnologias Industriais.

As cinco empresas ibéricas vencedoras nas categorias de Ciências da Vida, Tecnologias de Informação, Negócios Digitais, Tecnologias Industriais e Agroalimentar serão reconhecidas como as empresas de maior potencial de crescimento no seu sector e receberão um prémio de 25 mil euros.

Os vencedores também terão acesso a um programa internacional de desenvolvimento organizado pela escola de negócios ESADE e pela Singularity University, em Sillicon Valley, um prémio ao qual as  três empresas finalistas em cada categoria também terão direito.

No total, a edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI vai distribuir prémios no valor de cerca de 490 mil euros, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica

A edição espanhola destes prémios foi lançada em 2007 e, desde então, já participaram na competição mais de cinco mil startups, tendo sido atribuídos 2,5 milhões de euros em prémios monetários e 1,8 milhões de euros em ações de formação e networking internacional.

Os Prémios EmpreendedorXXI realizaram-se pela primeira vez em Portugal em fevereiro de 2017.