Representantes de grandes empresas e vários investidores. O que podem querer mais as cinco startups portuguesas que vão marcar presença no evento TechMatch, que decorre durante a próxima semana? Glexyz, Lapa, Movvo, Stuk.io e Wiseconnect são as jovens empresas que vão representar Portugal neste evento, que chega este ano pela primeira vez à Europa.

As cinco startups lusas vão ser acompanhadas pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade que faz a ‘ponte’ com o evento internacional.

As empresas portuguesas vão poder ganhar um prémio de 300 mil dólares, mas terão de superar a concorrência que reúne projetos de toda a Europa. No total serão 60 as startups que marcarão presença em Bratislava, na Eslováquia, de 12 a 16 de outubro.

As cinco representantes portuguesas foram selecionadas de um conjunto de 15 startups e o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, disse em comunicado estar confiante com a ‘missão’ que se aproxima.

“Estamos certos de que Portugal estará bem representado no TechMatch Global. Foi sem surpresas que confirmamos, com este processo de seleção, que Portugal tem vindo a percorrer um valoroso caminho na área do empreendedorismo tecnológico”, disse.

“Encontramos negócios de vocação global, com visão de mercado e com tecnologias verdadeiramente disruptivas. Não temos dúvidas de que muitas outras teriam potencial para estar neste programa, mas estamos plenamente confiantes nesta seleção: estas empresas vão ombrear com os demais empreendedores representados e, certamente, fazer sucesso entre os investidores”, acrescentou o presidente da ANJE.