A Cisco anunciou a aquisição da start up Riverhead Networks especialista em sistemas de detecção de ataques de negação de serviço (DDoS) provocados por vírus informáticos. O negócio deverá estar concluído até ao terceiro trimestre fiscal da companhia e envolve um investimento de 39 milhões de euros pagos em dinheiro, avança um comunicado.



O investimento da Cisco em ferramentas de segurança proporcionadas por empresas que trabalham áreas específicas é o segundo em duas semanas. Nessa altura a empresa norte-americana anunciou a aquisição da Twingo Systems, um fabricante de tecnologia para redes privadas virtuais.



A Cisco já tinha tornado pública a sua estratégia para a área da segurança garantindo que pretendia estender estes mecanismos a todos as componentes dos seus produtos, numa lógica end-to-end.



Os ataques DDoS inundam as redes com grandes volumes de informação bloqueando servidores e routers e provocando perdas de produtividade e down times que se podem estender a vários dias - como está a acontecer com o site da RIAA. O portfólio da Riverhead dispõe de soluções que efectuam testes padrão ao tráfego Internet, conseguindo posteriormente analisar e detectar acréscimos ao volume normal de tráfego, muitas vezes provocado por este tipo de ataques.



Segundo a C|Net "os produtos da Riverhead identificam ameaças, reagem de forma apropriada com base no índice de risco, isolam pontos infectados e reconfiguram a rede em resposta ao ataque", escreve a publicação, citando a Cisco.



A segurança deverá manter-se uma área de interesse para a Cisco, com os analistas a preverem que as compras não estejam terminadas. A rival Juniper Networks tem optado por estratégia idêntica, tendo anunciado no passado mês a aquisição da empresa de firewalls e VPNs NetScreen Technologies.



Notícias Relacionadas:

2004-02-13 - Cisco e IBM vão trabalhar em conjunto para melhorar soluções de segurança


2003-12-09 - Cisco junta-se a empresas de segurança para combater ataques às redes empresariais

2003-05-20 - Cisco entra no mercado de segurança de redes com lote de novos produtos e serviços