mais uma plataforma de inteligência artificial a concorrer com o ChatGPT da OpenAI ou o Gemini da Google na Europa. A Anthtropic fez esta terça-feira o anúncio formal do lançamento do Claude na Europa, meses depois do lançamento nos Estados Unidos. O acesso ao Claude pode ser feito a partir do site claude.ai ou através de uma app móvel. Há também uma versão para empresas, associada a uma subscrição, que dá acesso ao serviço Claude Team. O segmento empresarial é o grande foco da plataforma.

“Estamos entusiasmados por anunciar que o Claude, o assistente de IA da Anthropic, está agora disponível para pessoas e empresas na Europa para melhorar a sua criatividade e produtividade”, anunciou a empresa num blog.

“O Claude tem bons níveis de compreensão e fluência em francês, alemão, espanhol, italiano e outras línguas europeias, permitindo que os utilizadores conversem com o Claude em várias línguas”, diz a mesma nota. Entre as outras línguas estão o português, como o SAPOTEK já teve oportunidade de testar.

A OpenAI lançou o ChatGPT no final de 2022 e abriu as portas para uma nova era de serviços e soluções potenciadas por grandes modelos de linguagem de inteligência artificial. A empresa associou-se à Microsoft, que é o seu principal investidor e que entretanto introduziu IA generativa em quase todos os produtos.

Claude - assistente inteligente da Anthropic

A chegada da OpenAI ao mercado pressionou empresas como a Google a mostrar o trabalho que vinha fazendo na mesma área. Os resultados desse trabalho hoje são já bem conhecidos e materializam-se no Gemini, que esta terça-feira será seguramente uma das estrelas da conferência de programadores da empresa.

No mesmo campeonato disputam atenção a startups francesa Mistral AI e a Anthropic, que tem entre os maiores apoiantes a Amazon e a Google, num universo de mais de 60 investidores.

A Anthropic foi criada por antigos quadros da OpenAI, que acreditam num caminho de evolução para a tecnologia mais balizada por salvaguardas à forma como os dados que treinam os modelos podem ser usados.

A empresa garante que o Claude já tem milhões de utilizadores nos Estados Unidos. Na Europa ficou disponível no início do ano uma interface de programação, para os programadores interessados em desenvolver serviços tirando partido da tecnologia, uma antecipação que deve agora dar frutos.

A Anthropic angariou já quase 8 mil milhões de dólares em financiamento e tem uma valorização de 18,4 mil milhões de dólares. É liderada por Daniela Amodei, que confirmou ao TechCrunch que a empresa está a tentar levantar mais uma ronda de capital.