A Cloudflare anunciou a aquisição da Area 1 Security, uma empresa especializada em soluções de segurança para o email, num negócio que vai valer 162 milhões de euros e que é o maior realizado pela empresa até à data.

A Area 1 Security está no mercado desde 2014 e a tecnologia que desenvolve visa sobretudo ajudar a bloquear a quantidade de mensagens fraudulentas que chegam à caixa de correio dos utilizadores. Dados recolhidos pela empresa, indicam que 90% dos danos causados por problemas de cibersegurança continuam a ter uma única origem: o phishing. É na deteção destes esquemas que as soluções da empresa estão focadas.

“O email continua a ser, de longe, a primeira origem das ameaças de segurança e mesmo que não estejamos a receber certificados falsos, nem spam de Viagra no nosso correio, as ameaças de phishing direcionadas pairam sobre nós” referiu Matthew Prince, co-fundador e CEO da Cloudflare, nas declarações que fez sobre a importância do negócio.

A Cloudflare disponibiliza um pacote de serviços para melhorar a segurança e desempenho de sites web. Foi juntando peças a uma oferta que se tem focado cada vez mais nas componentes de segurança e que em 2021 ganhou a sua primeira ferramenta de proteção do email. O Email Security DNS Wizard é uma solução para ajudar as empresas a lidarem com o phishing e os emails falsos.

“Quando o Cloudflare estava na sua infância, considerámos lidar com o problema das ameaças veiculadas por email, mas optámos por nos concentrar na construção de defesas para as redes e para a web. Ao longo do tempo, expandimos muitíssimo a nossa protecção e os nossos clientes estão a recorrer a nós para proteger tudo o que é interação na internet”, destaca a empresa numa nota no blog.

Na mesma informação sublinha que não vale a pena ter as melhores soluções a proteger as aplicações HTTP, se essa proteção não chegar às outras portas de entrada de ameaças que, no limite, vão até ao conteúdo de cada email.

A empresa ilustra assim porque decidiu dar mais um passo na complementaridade da oferta. Para já numa área onde diz que identificou uma procura muito elevada e o recurso frequente a múltiplas soluções para acrescentar camadas de proteção, mas admitindo que a intenção é continuar a alargar o leque na proteção às interações sobre cloud.

Na nota explica-se ainda que a decisão de comprar a Area 1 surgiu na sequência da própria experiência interna com a utilização da tecnologia, como forma de complementar a segurança disponibilizada pela solução de email instalada na empresa.

O principal objetivo era reduzir o número de tentativas de ataque de phishing a chegar à caixa de correio dos colaboradores, para minimizar a possibilidade de sucesso dessas tentativas. Os bons resultados alcançados com a solução da Area 1, que verifica a origem do email, o aspeto ou o IP, convenceram a Cloudflare a querer levar a solução para dentro da sua oferta Zero Trust. o negócio deve ficar concluído no segundo trimestre.

Como explica o Financial Times, a aquisição vem numa altura em que as ações da Cloudflare acumulam perdas desde novembro, por causa de algum ceticismo dos investidores em relação à capacidade da companhia para continuar a acrescentar valor. Isto, embora a companhia ultrapasse projeções de receita trimestre após trimestre. Entre outubro e dezembro, por exemplo, faturou 194 milhões de dólares.